CIGA 2016 – Parte 1

Aconteceu neste final de semana o CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte – que como objetivo “aproximar cada vez mais o público carioca e seus visitantes das artes visuais,” como explica o site da ArtRio, a feira que esta por trás do projeto. 

Na sexta feira, dia 20, diversas galerias de Copacabana e Botafogo mantiveram suas portas abertas até as 22hrs para receber os visitantes que participavam do circuito; no sábado foi a vez das galerias de Ipanema, Leblon, Catete, Centro, Gávea, Jardim Botânico mostrarem suas exposições. 

Veja abaixo alguns dos ‘highlights’ que separamos para vocês: 

SEXTA-FEIRA, Dia 20 de Maio 

Galeria Graphos

Abertura da exposição  “Ctrl + C CTRL + V – Nem Sempre Foi Assim”, somente com obras feitas a partir de colagens de diversos artistas, como Daniela D´Arielli, Angelo Davioli, e Felipe Cardeña

Angelo Davoli

Tramas Galeria de Arte 

Abertura da exposição de fotografia ‘Colateral,’ individual do artista Geraldo Melo com texto crítico de Ferreira Gullar 

Geraldo Melo, Pátria

Galeria Inox 

Inauguração do anexo da galeria, com trabalhos de artistas brasileiros fazendo uma leitura de Bordalho Pinheiro (ceramista português do início do século XIX.

Conjunto de obras na galeria 

- R

A Alpha’a amou participar do Pop Up Toulouse ontem!! Confira quem foram os artistas que fizeram parte da exposição http://glamurama.uol.com.br/galeria/novos-talentos-no-pop-up-toulouse-no-rio-vem-espiar/ #alphaa #geracaoalpha #galeria #toulouse#popuptoulouse #inataart #instacool #compartilhearte #arteparatodos #glamurama #alphaanamidia

POP UP TOULOUSE

De 19 a 22 de maio de 2016 

No dia 19 de maio, às 17 horas, a Galeria Toulouse abre o próximo POP UP TOULOUSE,desta vez integrando no mesmo evento exposição coletiva de artes visuais e design e a participação de trend brands de gastronomia. Para Claudio Valansi, sócio e diretor da galeria, a ideia surge com o proposito de reunir novos talentos de diversos segmentos em um único evento, proporcionado aos colecionadores um ambiente diversificado e descontraído. A seleção das obras e das marcas é feita pessoalmente por Claudio Valansi que além de realizar diversos eventos na galeria também participa ativamente de feiras,como Art Lima, Boca Raton Art Fair, ArtRio, dentre outras.

Neste POP UP destacam-se a participação dos jovens artistas Antonio Sodre Schreiber, Emi Parente, Marcelo Carrera e Isabel Svoboda – recém representados pela Galeria Toulouse, Bel Niemeyer, Rogerio Faissal, Rafael Honigsztejn e Luiza Queiroz -alunos do personal trainer Rodrigo Barreto que através dos treinos conheceu o trabalho de cada um e fez o link com a galeria para divulgar esses talentos. Finalizando fecha com a parceria com a Geração Alpha que traz múltiplos dos artistas Helio Vianna, Ju Martins, Cynthia Dias, Gabriela Noujaim, Duca Bretz, Renato Wrobel e Clara Diegues.

Inovando na sua proposta este POP UP apresenta exclusivamente a marca KUBA, que lança o primeiro protótipo de um headfone que promete inovar o mercado de tecnologia e design. Na parte gastronômica conta com as delícias do Gravetto com os saborosos alfajours de nutella e merengue. Ambas marcas foram apresentadas pela empreendedora Camila Farani que descobriu as mesmas e aposta nas suas propostas.

O POP UP TOULOUSE permanece até 22 de maio. O horário de funcionamento da galeriaé de segunda à sábado de 11 às 21horas e no domingo de 15 às 21 horas. Maiores informações pelo telefone: (21) 2274.4044.

Não faltam razões para conferir esse evento!

Confira alguns destaques da Frieze NY

Terminou ontem a edição de 2016 da Frieze NY.  Abaixo você encontra algumas das obras e estandes favoritos da Alpha’a: 

image

Yayoi Kusama, ‘The momento of regeneration’ 

image

Visão geral do estande da galeria Esther Schipper

image

Obra de Heather Phillipson, ‘Come on in, we’ve been expecting you’ 

image

Estande da galeria Fortes Vilaças com obras dos artistas Los Carpinteiros 

image

Instalação de François Morellet no estande da galerie Hervé Bize


-R

Alpha Picks: Exposição ‘Telas Urbanas’ no MAP

Para que estiver em Belo Horizonte este final de semana vale a pena conferir a exposição ‘Telas Urbanas’ abre amanha, dia 07 de Maio, no Museu de Arte da Pampulha. Entre os artista escolhidos para paticipa a mostra esta a super talentosa Gabriela Noijaim, artista colaboradora da Alpha’a. Parabéns Gabi!! 

Abaixo você confere mais detalhes sobre a expo:

- R 

Projeto ‘Alpha Takeover’ – Duca Bretz

Escrever para mim, nesse momento “Projeto Alpha Takeover”, na qualidade de artista,não é uma tarefa tão fácil.

Desde que comecei a desenvolver minha atividade artística, lá se foi o ano de 2009,

defini num primeiro momento, o que isso representava, tão e somente para MIM !!!!, e

o fiz numa poesia, que sintetizava minha busca:

Pinte e expresse,
O que o inconsciente reprime.
O pincel instrumento,
Que extravasa o tormento.
Navegue na criatividade,
Que a natureza te deu.
Traços da atividade,
Que sempre escondeu.
A Cor é o sol imenso,
Que te desperta do sono intenso.
Abre a mente e o coração,
Faz da vida canção.
Amarelo ilumina,
O preto da estrada,
O azul firmamento,
O vermelho, paixão !!!!!!!

Era um momento difícil pelo qual passava e na expressão artística consegui extravasar

todos os meus sentimentos.  A alegria das cores e formas se tornou o instrumento para

que pudesse projetar imagens e pensamentos.

A exteriorização através da pintura é uma atividade constante, necessária, companheira

do dia a dia, na qual entre telas e papéis, pincéis e tintas, tentei, tento e continuarei

tentando libertar o que de mais intimo foi tão bem represado.

-DB